
Bem, todo homem como eu, ou todo ser humano como eu tem um paradigma! Alguém para se espelhar, como por exemplo nossos velhos super herois. Pra quem não sabe meus herois preferidos são Chapolim Colorado e Homem Aranha, e apesar de terem "super poderes" não fazem nem a metade do que herois de verdade deveriam fazer. O motivo de eu escrever este post é pelo fato de um dia assistir no Domingão do Faustão a atriz Sophie Charlotte que desfilou nas 26 escolas de samba, decorou os 26 sambas-enredos (será que decorou mesmo?!) e depois foi ao Faustão contar sua história.
Bem, quem sou eu pra julgá-la se ela fez um trabalho bem ou não, mas o que me deixou bem desapontado foi com a recepção que ela recebeu; A plateia inteira se levantou para aplaudí-la, o Faustão não parava mais de elogiá-la, e isso tudo porquê ela desfilou no carnaval.
Quando você ouve na TV sobre o terremoto do Haiti e ouve que acharam algum sobrevivente, mesmo depois de 6 semanas soterrado, você acha aquilo bacana e no final da entrevista solta um "Nossa..." seguido de um suspiro!
Aonde quero chegar é: Nesses casos, o "herói" que foi aplaudido de pé, foi a atriz que desfilou nas 26 escolas de samba, e o pior, porquê quis. Se tivesse sido torturada, maltratada, esculhambada como Jesus e tivesse se mantido firme, eu a aplaudiria de pé. Eu sei que ninguém depois do Jornal Nacional vai se levantar no meio da sala de TV para começar a aplaudir a televisão. Um meio de pensar nisso é, quantas doações você fez para o Criança Esperança ou Tele Ton?! Agora, quantas vezes você votou na última eliminação do BBB?!
Outro dia peguei um mototáxi que até o dei os parabéns, como todo mototáxi esse também se vangloriava de seus feitos, e ele me falou que com 22 anos já tinha casa própria. Trabalhava de madrugada e de manhã. Quem hoje em dia com 22 anos tem a sua casa própria, o atual sonho de todo brasileiro?!
Jorge Kajuru em depoimento a televisão fala que sua mãe o cuidou com um salário mínimo. Hoje em dia, se você quer saber quem é Jorge Kajuru por bocas malditas, você ouve que é aquele gordo que fala mal do povo, que não tem nó na língua, que é frouxo e quase apanhou de um lutador de vale-tudo (duvido que muita gente falaria o que ele falou) Muitos só olham o presente, não pensam o quanto ele sofreu pra chegar onde está.
Como o caso de Silvio Santos, infelizmente hoje em dia a criançada não ouve coisa tão boa como ouvia na minha época. Já ouvi muita coisa, como: Silvio é metido, por isso joga dinheiro pra cima; Silvio gosta de confusão, quer ver o pessoal brigando; Silvio é chato e não sabe perder em seus jogos. Acho que levar a vida que ele levou e não saber perder é algo bem difícil. Sinceramente, se eu tivesse o dinheiro que ele tem também iria querer jogá-lo pra cima. Se você acha que Silvio Santos é metido e sem educação, não posso fazer nada. Mas nunca vi ele tratando mal nenhuma de suas colegas de trabalho e só ouvi falar que ele trata todos seus funcionários bem. Você já viu alguém dizer "Obrigado" depois que ele dá uma note de 50$?! Certamente, se ele faz isso, ele fez por merecer.
Tirando o mototáxi, não só de famosos podemos falar. Dos nordestinos que vivem épocas sem água, dos haitianos que vivem muito tempo soterrados, dos chilenos no Brasil que voltaram para sua casa mesmo sabendo de toda a situação, do responsável da família que sua pra conseguir sustentar a sua casa e até de seus filhos, do trabalhador que saiu do fundo do poço pra poder progredir na vida e também de nós brasileiros, que mesmo com o governo que temos, ainda continuamos felizes morando aqui nesse país. Acredite, se a situação estivesse mesmo ferrada, arranjaríamos jeito de sair daqui sem se preocupar, afinal, se o exterior dá tantas oportunidades de trabalho, dinheiro não seria problema.
Hoje vejo que Ben Parker ao dizer a frase: "Com grandes poderes se tem grandes responsabilidades." não dizia só poderes do tipo visão de raio laser, voar, ver através de objetos, etc. Ou se ele se referia a esses poderes por mim tudo bem. Mas existem pessoas que mesmo sem grandes poderes têm grandes responsabilidades, sim, essas pessoas existem, você pode chamá-los do que quiser, mas eu os chamo de Família!
Um comentário:
Tema inteligente, profundo, bons argumentos... gostei! =)
Postar um comentário