Dia das crianças me faz lembrar infância. Algo na vida que passa tão rápido que sempre achamos que não aproveitamos o necessário.
A uns 60 anos atrás, as crianças estudavam até o primário (que atualmente é chamado de primário mesmo). Até a quarta série havia o estudo normal e apartir do ano seguinte as crianças iam trabalhar no roçado, outras que moravam na cidade faziam trabalhos urbanos. Sempre tinha uma ou outra que nas várias horas na carroça da família e debaixo do sol quente, subia na cabeça a idéia de virar presidente do Brasil, para uns é bom e para outros é ruim, pois isso se tornou realidade. Outras aprenderam o ofício de ser camelô e começaram a vender canetas sonhando um dia montar uma emissora de televisão, a qual hoje se tornou uma das personalidades mais imitáveis do meio artístico.
A uns 40 anos atrás, as crianças já tinha o ginásio (hoje chamado de Ension Médio, mas pode ser chamado de ginásio também), as crianças não tinham tanto trabalho como naquela época. Agora a infância era mais aproveitada e quem sofria eram os passarinhos, pois nessa época que começou a febre de estilingue (o qual já existia a muito tempo, mas as crianças tinham que trabalhar e não tinham tempo de matar os passarinhos).
A 20 anos atrás (a minha época), a criança já crescia com uma decisão na cabeça, fazer uma faculdade e se sustentar. Muitos seguiram os pais, outros partiram pro outro lado. Os brinquedos mais famosos eram Super Nintendo, Pé-na-tábua, Hot Wheels e aquela infinidade de brinquedos do Gugu (que todos sonhavam para ele ir na nossa casa só para ganhar esses brinquedos).
Hoje em dia, as crianças é que mandam nos pais, muitas crianças já desenvolvem uma certa violência por causa do convívio com pessoas de má índole. Em favelas é normal encontrar crianças que trabalham como "aviãozinho" e gostam de jogos violentos, como: GTA, Carmageddon e Resident Evil. Muitas já tem celulares, perfis no orkut, vários acessórios eletrônicos e super-desenvolvidos e até Blogs! na internet.
Se antes as crianças eram obrigadas e se tornarem adultas, hoje é quase que moda ser adulto. Devemos preservar a criança de hoje, porquê, mais extinto do que os passarinhos que morreram com o estilingue, estão as verdadeiras crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário